Como eu organizaria a lista dos melhores do mundo?

Gabriel Carvalho
5 min readJul 25, 2018

--

O grande anúncio futebolístico da terça-feira, 24 de julho de 2018, foram os nomes que a FIFA escolheu como candidatos a melhores do mundo na temporada 2017–18. Gostaria de retomar o espaço aqui para citar quem eu listaria, do menor para o maior, como os melhores da temporada. Aqui está:

10 — Raphael Varane

A famosa frase do “ataque vende ingresso e defesa ganha título” faz bastante sentido, e o zagueiro francês Raphael Varane é um exemplo disso. É certo que Cristiano Ronaldo, Griezmann e Mbappé tiveram totais méritos nas conquistas de Real Madrid e França, mas poucos times viram alguma coisa sem um sistema defensivo seguro, que foi o que Varane proporcionou para as duas equipes. O subestimado zagueiro francês ganhou seu espaço na lista dos dez de forma merecida.

9 — Harry Kane

A mídia brasileira insistiu em criticar Harry Kane durante a Copa do Mundo, mesmo anotando seis gols e escrevendo seu nome na história como artilheiro de uma das edições, mas as críticas são até comuns para muita gente que não assiste os jogos e não sabe o valor do furacão inglês, que também anotou incríveis 30 gols durante o Campeonato Inglês. Kane foi coroado por uma grande temporada e também escreveu seu nome nos livros de história do futebol.

8 — Eden Hazard

O meio-campista belga não teve uma temporada tão espetacular atuando pelo Chelsea, que foi eliminado logo no primeiro mata-mata da Champions League e sequer classificou para a edição 2018–19, mas o desempenho de Eden comandando a Bélgica na Copa do Mundo foi o que colocou seu nome na lista, com destaque para as atuações contra Japão e Brasil.

7 — Kevin de Bruyne

Jogando com Guardiola no comando, Kevin de Bruyne desencantou na Premier League. Ele foi o principal jogador da histórica campanha do Manchester City, com incríveis 100 pontos somados. Fez belos gols e também foi o nome com mais assistências do Campeonato. Só não figurou no top 5 por conta da queda de desempenho no primeiro semestre de 2018, incluindo a atuação apagada na Copa.

6 — Kylian Mbappé

São apenas 19 anos de idade, mas é um futebol que impressiona bastante. Kylian Mbappé foi uma das aquisições do Paris Saint-Germain para a temporada, mas não desenvolveu todo o seu potencial na campanha do título francês, sendo o menos participativo do trio de ataque e ausente nos momentos em que a equipe precisou na UEFA Champions League. Kylian estourou mesmo foi na Copa, decidindo o jogo duro contra a Argentina e anotando o dele na final, sendo um dos pilares do bicampeonato.

5 — Antoine Griezmann

Griezmann foi o outro grande pilar do título francês, e até achei que jogou menos que o garoto Mbappé na Copa do Mundo (apesar da vantagem ser mínima aqui), mas a regularidade de Antoine na temporada. Salvou a temporada do Atlético de Madrid com o título da Liga Europa e ainda anotou o segundo lugar na La Liga, ficando a frente do rival Real Madrid.

4 — Lionel Messi

Lionel Messi foi um absurdo e dos grandes nesta temporada. O argentino liderou o Barcelona ao título espanhol com uma campanha magnífica, com apenas uma derrota em 38 jogos, anotando 34 gols e 12 assistências, sendo o líder nas duas estatísticas do campeonato. Messi até poderia ficar no top 3, mas não apareceu no momento crucial do Barça na temporada (contra a Roma) e não desempenhou como esperado pela Argentina na Copa do Mundo.

3 — Mohamed Salah

Salah tem uma das histórias mais legais do futebol nos últimos tempos. Depois de receber poucas oportunidades no Chelsea e ir até relativamente bem na Roma, foi contratado pelo Liverpool em negociação criticada pela imprensa por conta dos valores, mas anotou incríveis 44 gols em 52 jogos, batendo Kane na artilharia da Premier League, ganhando o prêmio de melhor jogador do campeonato e conduzindo o Liverpool até a final da Champions League, algo que não acontecia desde 2007. Muito respeito pelo desempenho pelo egípcio.

2 — Luka Modric

Outra história muito legal da temporada foi a de Luka Modric. Nome mais importante do meio-campo do Real Madrid, superou as adversidades das campanhas abaixo do esperado na La Liga e na Copa do Rei pra ajudar a equipe na terceira conquista consecutiva da Europa. Além disso, foi o craque da Copa do Mundo e foi o maestro da histórica campanha da Croácia, que terminou com um vice-campeonato.

1 — Cristiano Ronaldo

E pra mim, todos os outros citados ficam atrás de Cristiano Ronaldo. Talvez não tenha sido a melhor temporada da carreira do português, mas ele provou que é gigantesco mais uma vez. O Real Madrid não vivia uma das melhores situações possíveis, foi colocado contra a parede muitas vezes, e Cristiano soube carregar a responsabilidade nas costas e conduziu o Real Madrid ao feito de se tornar o primeiro clube a vencer a UEFA Champions League por três vezes seguidas.

--

--

Gabriel Carvalho
Gabriel Carvalho

Written by Gabriel Carvalho

A arte de enxergar coisas invisíveis.

No responses yet